sexta-feira, 29 de abril de 2011

AUMENTO DO NUMERO DE VEREADORES!

As discussões sobre o aumento começaram em 2008, quando o Congresso aprovou pela primeira vez o aumento de cadeiras. Como a votação aconteceu há menos de um ano, antes da eleição, o aumento das Câmaras no país não vigorou naquela eleição. No final de 2009, o Congresso mais uma vez aprovou o texto que criava 8 mil vagas novas de vereadores no país. O aumento só não entrou em vigor imediatamente por causa de liminar do STF (Supremo Tribunal Federal). Ficou decidido então que teria validade para as eleições municipais de 2012, mas, para isso, cada Câmara Municipal terá de aprovar uma lei alterando o número de vereadores, respeitando apenas o limite imposto pela decisão do Congresso Nacional.

CONFORME A  LEI FEDERAL, 
(PEC) nº 333/2004,  PERMITE QUE CABREÚVA TENHA ATÉ 13 VEREADORES EM 2013!
_________________________________
RESUMO
- A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 333, que aumenta o número de vereadores, foi apresentada pelo deputado Pompeu de Mattos em 2004 para recompor vagas extintas.
- A PEC original aumentava o repasse das prefeituras para as Câmaras e estabelecia uma tabela que determinava a quantidade de vereadores conforme a população de cada município.
- A Pergunta é. Cabreúva tem necessidade deste aumento de vereadores? Será está fazendo falta para a população (que deveria ser consultada sobre isso) , os 4 vereadores e seus respectivos acessores que custarão aproximadamente mais de R$ 215 000,00 por ano, no salário atual, lembrando que os vencimentos dos vereadores serão reajustados para a próxima legislatura!

sábado, 9 de abril de 2011

Sessão da câmara municipal dia 06 de abril de 2011

Nesta sessão foi proposto um projeto de lei nº 010/2011 de autoria de todos os vereadores,  propõem que , 15 de novembro (dia da marcha pra Jesus) torne dia oficial e permanente no calendário de Cabreúva.
Esta PL foi encaminhada para as comissões permanentes da câmara, e após ampla discussão, retornará a casa de leis pra então ser votada.

Estiveram presentes nesta sessão munícipes do bairro Bonfim protestando legitimamente contra a falta de médicos na unidade de saúde do bairro, pena que nossos concidadãos só se fazem presente nas sessões quando querem protestar ou reenvidicar algo.
Os munícipes de nossa cidade têm que ter em mente que, devemos acompanhar os trabalhos dos vereadores de bem perto , assim facilita que precisar cobrar ações deles, especialmente em coisa tão básica como melhoria na saúde publica.
Vejam as fotos em nosso álbum!

 E também nesta sessão foi aprovada o projeto de lei nº 009/2011 de autoria do ver. Jorge.
Esta lei trata da proibição de parentes consangüíneos até terceiro grau de vereadores ou prefeito tenham cargos nas instituições que recebam verbas publica.
A emenda 01 do ver. Pres. Henrique prevê um prazo de 60 dias para que essas entidades se regularizem.

Fique à-vontade para comentar a respeito desta lei!